6 PALAVRAS GUIAS PARA O EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Schumpeter, famoso economista do século XX e considerado por muitos pai do empreendedorismo definiu “Empreendedor” como a pessoa que é capaz converter uma nova ideia ou invenção em uma inovação de sucesso!
Mas, para obter este sucesso esse mesmo empreendedor precisa estar ciente que em sua caminhada precisará conhecer e ter domínio de certas palavras, que são como guias conceituais para o sucesso do seu negócio.

 

1. PLANEJAMENTO

 

Muitos dos nossos textos falam sobre planejamento. Inclusive com um post especial sobre todas as vantagens de planejar

Planejar é: garantir a sustentabilidade do negócio para o sucesso!
O principal instrumento do Planejamento é o Plano de Negócio, que envolve e aborda os principais aspectos existentes na empresa, são eles:

  • aspectos técnicos; 
  • aspectos econômicos;
  • aspectos financeiros.

Contudo, para não alongarmos o post, em breve traremos um descritivo mais amplo sobre este tão famoso instrumento de planejamento.

 

2. CUSTOS

 

Este também é um tema recorrente aqui no nosso blog. Entender o que são custos ajuda ao empreendedor a ser mais eficiente. Lembra da historinha do Seu Manuel e sua padaria? Ela é um ótimo exemplo! 

O empreendedor logo perceberá que esse conhecimento ajudará nas suas escolhas e na administração dos seus negócios, pois ao alimentar a sua programação financeira com veracidade e conhecimento evitará surpresas desagradáveis na hora de realizar os pagamentos iminentes.

 

3.INVESTIMENTOS

 

Com certeza esta é uma palavra chave. Todo empreendedor deve conhecê-la, melhor, deve entendê-la para saber o momento certo de fazer.

Investimento é: “Aplicar capital em meios de produção visando o aumento da capacidade produtiva da empresa investida”. Ou seja, a função primordial do Investimento é alavancar futuramente os lucros. Quanto às formas, o empreendedor pode despender-se de um valor ou o tomar emprestado.

Isto posto, é preciso ressaltar que se deve primeiro planejar, para depois investir.

Uma boa maneira de se informar sobre esse tema é conferindo nosso e-book que trata sobre comodidade digital e outros pontos importantes. Baixe aqui! 

 

4.COMUNICAÇÃO 

 

Nos tempos atuais ela é primordial para qualquer negócio. É por meio dela que o empreendedor vai relacionar-se e transmitir tudo o que tem a oferecer.

Todo negócio de sucesso, atualmente, chama atenção por saber entusiasmar as pessoas com as suas ofertas de produtos e serviços. Fazer bem esse papel também exige dominar a fundo o conceito e aplicação da palavra Comunicação.

Compartilho da ideia que a boa comunicação empreendedora passa pela percepção de: “saber falar e calar, saber ouvir os outros e a si mesmo, e, o mais importante, sabe dar e receber retorno na comunicação”.

 

 

5.LUCRO

 

Muita gente acredita que este é o conceito mais fácil, afinal qual empreendedor não gosta dele?

O lucro é: o motor do empreendedorismo, juntamente às ideias e convicções de cada empreendedor, fazendo a coisa continuar a acontecer.

Só que muita gente confunde Lucro com Receita e é neste ponto que a confusão está armada. Seu empreendimento pode ter uma alta Receita e mesmo assim não ter LUCRO! Isto ocorre quando suas despesas estão altas, definimos: Lucro = Receita – Despesa.

Pense nisso, somente desta forma você poderá avaliar se o seu negócio lhe retorna com boas margens de lucro.

 

 

6.INOVAÇÃO

 

A inovação é uma semente que germina com facilidade e por isso ela é tão importante. Quando o negócio inova ele está à frente dos concorrentes e assim está fadado ao sucesso! 

No início do texto já definimos parcialmente inovação, mas esse conceito é tão amplo que seríamos incapazes de explicá-lo em tão poucas palavras. Assim, a nossa dica é: Lembre-se que para inovar nem sempre é necessário realizar grandes esforços e inventar alguma coisa. Para inovar basta promover uma mudança na realidade, uma simples adaptação de ações que são feitas em outros negócios e que você trará para o seu.

 
Simples assim, lembre-se disso!

 

RESUMINDO

 

Muitas pessoas acreditam que para ser empreendedor é preciso ter um certo talento. 

O que acreditamos? Não, você não precisa ter talento, você precisa mesmo é ter coragem! E, ainda, é preciso ter resiliência, persistência, força de vontade e muita, muita disciplina! Você deve usar essas qualidades para pensar o seu negócio fora da caixinha e fazer dele um grande sucesso.

Com certeza, muitas outras palavras guias poderiam ser adicionadas à nossa lista, mas logo você perceberá que em sua jornada elas aparecerão naturalmente, o importante é estar sempre atento e não perder o foco. Até a próxima!

Quer receber as melhores dicas sobre Soluções de Pagamento?