API de pagamento: O que é e como funciona?

Se você gerencia um negócio, provavelmente já teve a curiosidade de entender o que está por trás dos bastidores, não é? Além de facilitar a vida dos clientes, a API de pagamento agrada tanto a quem compra quanto quem vende. Por isso já é considerada uma das mais procuradas por empreendedores bem-sucedidos. 

.

Ter uma API de pagamentos pode ser um ótimo diferencial frente aos concorrentes, pois muitas empresas ainda adotam técnicas totalmente manuais nos sistemas de cobrança.

 

 

 

Segundo o E-commerce Brasil, o mercado do comércio eletrônico cresce 12,1% no Brasil e faturou R$23,6 bi no 1º semestre de 2018, por isso, cada vez mais os desenvolvedores têm inovado, com sistemas mais atualizados e cheios de funcionalidades.

 

Não só o e-commerce pode tirar proveito de uma API de pagamento mas também qualquer outro sistema que necessite implementar rotinas para recebimentos de valores também possa utilizá-lo.

 

Já explicamos como as soluções de pagamento ajudam a aumentar as vendas do seu negócio, mas agora vamos entender na prática como isso acontece? Conheça como funciona uma API de pagamento e entenda os fatores que levam até o sucesso de uma empresa.

 

 

Mas afinal, o que é API?

 

O termo é uma abreviação para Application Programing Interface, ou seja, é uma programação específica que cria uma interface de acesso a um aplicativo online.

 

Isso possibilita que dois sistemas diferentes possam se comunicar trocando informações para realizar um objetivo. É como se fosse um tradutor automático que interpreta diferentes tipos de linguagens de programação.

 

Com o apoio de uma API, você deixa de lado várias atividades repetitivas que não agregam valor e ganha mais tempo para se dedicar em outras atividades. A partir daí, você tem um aumento da sua produtividade e como diz o ditado: Tempo é dinheiro!

 

 

Como funciona essa integração?

 

Como todo programa de computador, há algumas características técnicas que uma API de pagamento possui para que a integração entre os sistemas possa se desenvolver naturalmente.

 

Mesmo que você não seja um programador, não é tão complicado entender como funciona esse processo, mas precisamos reforçar os conceitos básicos de cliente (seu computador) e servidor (computador central com uma base de dados).

 

  • Quando você solicita alguma informação que precisa acessar uma base de dados, uma API recebe esse comando e faz a ponte com o servidor responsável por disponibilizar os dados.

 

  • Essa API faz o papel de entender o que você quer, buscar o que você pediu e te dar a resposta que você precisa. Por isso que é fundamental que esse processo seja o mais simples e rápido possível.

 

  • Cada API pode usar suas próprias regras para definir as informações que serão dadas ao cliente na resposta e você pode encontrar essas informações na Documentação.

 

  • Portanto, cliente e servidor são as duas extremidades ligadas por uma API, um canal por onde a comunicação acontece.

 

api de pagamentos

 

Vale lembrar que esse é o modelo de Web APIs, então elas funcionam em aplicações web e/ou mobile. As APIs estão gerando uma nova onda de inovação justamente por terem uma integração mais fácil e a melhoria é um processo contínuo.

 

Vários sites e aplicativos que usamos todos os dias fazem uso das API’s como é o caso do Google Maps, Twitter, Youtube, além dos jogos online. Mas isso é tema para um próximo post, ok? Também existem APIs locais, como as dos sistemas operacionais ou que integram diferentes aplicações.

 

 

Principais motivos para usar uma API de pagamentos:

 

  • Facilidade no pagamento: Além de toda a comodidade das transações online, a comunicação via API é muito mais eficiente justamente por tornar o processo mais rápido.

 

  • Cobrança automatizada: Realize cobranças de pagamento no cartão de crédito e emita boletos registrados automaticamente.

 

  • Controle da Inadimplência: Monitore e analise casos de inadimplência e tome decisões rápidas para reduzir perdas.

 

  • Segurança em primeiro lugar: Com a certificação de segurança PCI Compliance, você garante um sistema que protege as transações evitando fraudes.

 

  • Gestão de Faturas: Acompanhe pagamentos realizados, pendentes e inadimplentes e planeje o futuro do seu negócio.

 

  • Otimiza tarefas: Uma vez que seus colaboradores não estarão mais envolvidos diretamente nas atividades, haverá mais tempo disponível para outras rotinas do negócio.

 

  • Diminui erros: Com menos interações humanas, os erros tendem a diminuir trazendo uma maior economia de recursos com resolução de problemas.

 

  • Reduz custos: Utilizar uma API é uma maneira de contar com as vantagens de um pagamento automatizado sem a necessidade de grandes investimentos.

 

 

Mais importante que escolher uma boa interface é selecionar com critério o seu fornecedor e prestar atenção aos serviços de atendimento oferecidos pela empresa contratada para evitar dores de cabeça.

 

Com a Paggcerto, além das melhores soluções de pagamento para ajudar sua empresa, você conta com o apoio especializado da primeira empresa sergipana a receber investimento do Criatec 2.

 

Entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento e tire todas suas dúvidas. Compartilhe o nosso conteúdo e nos ajude a entender melhor o seu objetivo.

 

Quer receber as melhores dicas sobre Soluções de Pagamento?