PESQUISAS DE MARKETING: AUMENTE A CONEXÃO COM SEUS CLIENTES E COM O SUCESSO.

VOCÊ SABE O QUE É UMA PESQUISA DE MARKETING?

 

Muitos empreendimentos precisam aumentar sua capacidade produtiva e para isso utilizam a elaboração de perguntas específicas para a coleta de informações, que poderão ser utilizadas em uma análise de dados característicos do ponto desejado pelo empreendedor.

 

Agora que você já conhece a definição mais básica sobre Pesquisa de Marketing e sua finalidade, vamos aos demais tópicos.

 

COMO FUNCIONA?

 

Através desta análise sistemática é possível descobrir informações relevantes e gerenciá-las, procurando sempre resolver algum problema em questão ou o aprimoramento desejado de alguma área do empreendimento.

 

Com este mecanismo a empresa tomará decisões proativas e embasadas, além de desenvolver melhor suas estratégias para o fornecimento de novos e antigos produtos e serviços.

 

COMO APLICAR?

 

O  Passo começa pelo PLANEJAMENTO!!!

 

Inicialmente será necessário que o empreendedor defina com qual objetivo geral ele irá realizar a pesquisa. Por exemplo:

  • identificar o mercado;
  • conhecer seu cliente;
  • avaliar suas políticas de fornecimentos;
  • avaliar o pós-vendas e/ou
  • identificar as oportunidades.

 

O Passo é Identificar as Estratégias para divulgação da pesquisa.

 

Neste passo você também definirá previamente o tipo de pesquisa que será aplicado e o método.

OBS: Neste post vamos nos deter apenas nas pesquisas feitas in loco e não traçaremos definições dos seus diversos tipos. Em outra oportunidade detalharemos mais sobre esse tema, por enquanto definiremos que a pesquisa trabalhada será do tipo descritiva, que é exatamente aquela feita com questionários.

 

O Passo é identificar os Custos da Aplicação da Pesquisa.

 

Neste ponto você irá decidir pelo uso de algum profissional para aplicá-la ou se a disponibilizará apenas no espaço para que os clientes preencham o questionário sozinhos.

 

Será preciso decidir ainda se haverá a contratação de empresa especializada para elaboração e análise ou se o empreendedor, ciente dos seus acessos, fará por conta própria.

Existe no mercado soluções práticas e bastante acessíveis financeiramente, você somente precisará pesquisar e encontrá-las.

 

O  Passo é a Aplicação da pesquisa.

 

Também é necessário definir, aqui, o prazo de aplicação, o qual precisa ser suficiente para coletar um bom número de amostras.

 

O QUE FAZER APÓS A APLICAÇÃO?

 

Feito o planejamento ordenado e conduzida a aplicação é a hora de avaliar os resultados para a tomada de decisões.

 

Nesta última etapa você analisará os resultados juntamente com auxílio de profissionais ou dos relatórios emitidos pelo seu sistema de vendas, quais os pontos de melhoramentos, mudanças e inovações no seu empreendimento.

 

Concluindo esta etapa, basta agora escolher as fontes de financiamento para o investimento e/ou os métodos para aplicar as alterações desejadas, garantindo assim que essas decisões guiadas pelas Pesquisas de Marketing colaborem com o seu sucesso e satisfação dos seus clientes.

 

Quer receber as melhores dicas sobre Soluções de Pagamento?