Fim do boleto sem registro: entenda (de verdade) tudo que a sua empresa precisa saber


Você possui uma empresa ou presta serviços e já pensou em trabalhar com cobrança por boleto? Então provavelmente deve possuir algumas dúvidas sobre essa modalidade. Será que a empresa que você contratou (ou pensa em contratar) para emitir cobranças por boleto está preparada após o fim do boleto sem registro?
.

Pensando nisso, preparamos este artigo com todas as informações que você precisa entender (de verdade) sobre esse assunto:

.

Fim do boleto sem registro: sua empresa está preparada?

 

.
Boleto registrado vs Boleto sem registro

.

 

Obviamente, a principal diferença entre um e outro é que o primeiro é registrado pelo banco e o segundo não. É através do registro que o banco vai possuir todas as informações sobre a sua cobrança e você vai conseguir cancelar ou alterar dados de um boleto, como data de um vencimento, etc.

 

Com o fim do boleto sem registro, toda emissão do documento deve ser registrada junto ao banco, o que na prática torna o processo mais trabalhoso, apesar de servir também como uma oportunidade para você enxergar novas possibilidades para sua empresa.

.

Além disso, o boleto registrado traz mais segurança para todas as transações da sua empresa, combatendo fraudes e cobranças indevidas, que são bem mais comuns com o uso do boleto sem registro.

 

 

Boleto Registrado Paggcerto

 

 

O que muda para sua empresa com o fim do boleto sem registro?
.


Calma. Seu negócio não é o único nesta situação. Quem emite boleto sem registro precisa se adequar para que esse processo se torne menos complicado.

 

Hoje, a empresa que emite boletos para você, precisa registrar o documento antes do seu cliente efetuar o pagamento, e para isso é necessário que sejam coletados e preenchidos dados como nome, endereço, CNPJ ou CPF, e só após isso eles são enviados à instituição financeira. 
.

.
O pagamento então pode ser efetuado em qualquer agência bancária, mesmo após o vencimento do prazo.


Com as mudanças, você precisa se atentar aos seguintes itens:

.

  • Taxas extras serão aplicadas – Agora existe a possibilidade do banco lhe aplicar taxas extras nas operações com boletos;
  • Qualquer alteração deverá ser registrada – Toda e qualquer alteração feita no boleto necessita de registro junto ao banco;
  • Cuidado com as informações erradas – Em caso de informações equivocadas, os estornos serão realizados de forma automática.

.

.
Quais as vantagens do boleto registrado para sua empresa?
.

.
A principal vantagem do boleto registrado é que, em caso de falta de pagamento, ele pode ser contestado em cartório. E pensando em trazer mais segurança, a solução de pagamento do boleto registrado permite que todas as transações da sua empresa consigam ser rastreadas.


Desta forma, quando um boleto é lançado no sistema, todos os seus dados são encaminhados automaticamente ao banco. Assim, a transação entre você e seu cliente é registrada oficialmente, sem complicações ou surpresas. Com isso, além de mais controle sobre a compra e venda de um produto ou serviço, você consegue ter alguns benefícios, como:
.

.

  • Proteção contra fraudes
  • Mais facilidade nos pagamentos
  • Diminuição na inadimplência

 

.
Qual o cronograma do fim do boleto sem registro?
.

 

Anunciado pela Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) desde o início do ano, o fim do boleto sem registro fez parte de uma nova plataforma de boletos de pagamento, que tinha como principal objetivo modernizar o processo e trazer mais controle e segurança para o mercado.

 

O projeto foi aplicado algumas etapas, e começou incorporando boletos de valor igual ou acima de R$800.
.

.

CRONOGRAMA* DE IMPLANTAÇÃO DA NOVA PLATAFORMA DE COBRANÇA
.

 

E agora, o que sua empresa precisa fazer?
.

Com o fim do boleto sem registro em definitivo, isso acarretará num aumento da demanda por boletos registrados, e você provavelmente terá mais despesas, já que os bancos irão repassar as despesas operacionais para você por meio de taxas e mais taxas. Com isso, sua empresa será prejudicada, caso não aja rapidamente. 
.
A solução de pagamento para lhe auxiliar na diminuição dessas despesas é um sistema de emissão de boletos. Com uma plataforma de Vendas, você já emite boletos registrados com taxas melhores e mais justas.
.
Não deixe sua empresa se prejudicar, conheça maneiras de solucionar seus pagamentos, trazendo mais segurança às suas transações e sem dor de cabeça. Se você tem uma solução de pagamento, não tem fim de boleto que vá te preocupar. Relaxa. Com um sistema que emita boletos bancários registrados, o fim do boleto sem registro não vai atingir você.
.
Gostou desse post e quer emitir boletos bancários com registro, tornando a experiência de seus compradores ainda mais satisfatória e sem prejuízos? Então, assine nossa newsletter e conheça mais sobre soluções de pagamento. Até a próxima e sucesso nos negócios!

 

 

.

.

Quer receber as melhores dicas sobre Soluções de Pagamento?